Sabemos que com a pandemia da Covid-19 a educação sofreu uma grande mudança. Professores e alunos precisaram se reinventar, redesenhando o processo de ensino-aprendizagem. Desafios e dificuldades surgiram. O professor Ulisses Junior Longhi, mestre em Linguística pela UFSC, ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas […]
Sabemos que com a pandemia da Covid-19 a educação sofreu uma grande mudança. Professores e alunos precisaram se reinventar, redesenhando o processo de ensino-aprendizagem.
Desafios e dificuldades surgiram. O professor Ulisses Junior Longhi, mestre em Linguística pela UFSC, ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas comenta:
– Com as aulas remotas, nós, professores, estamos enfrentando muitas dificuldades, das mais diversas ordens: preparar as atividades para os alunos e atendê-los a qualquer momento (tarefas que nos exigem muito e que nos sobrecarregam em termos de horas de serviço), cumprir as burocracias exigidas pela Secretaria de Educação (que não são poucas) e ainda lecionar on-line (sempre com a presença de poucos alunos). Com isso, acredito que gerou muita desmotivação e muito estresse entre nós – finalizou.
Além dos professores, muitos alunos também apresentam grandes dificuldades. Um ponto importante para avaliação desse novo processo de ensino-aprendizagem é a desestrutura social que gera um impacto grande na realização das atividades escolares em escolas públicas.
A equipe Lance Noticias juntamente com o professor Ulisses solicitou para alguns alunos que relatassem suas experiências nesse momento, quais os desafios e dificuldades que estão enfrentando com as aulas remotas.
Aluna 7º 1 (13 anos): Entregar os trabalhos em dia, pois tem muitos, e participar das aulas on-line, porque uso o WhatsApp da minha mãe.
Aluno 8º 2 (13 anos): Nas aulas presenciais, os conteúdos são melhores de entender, pois temos acesso aos livros em mãos.
Aluno 1ª 2 (15 anos): A falta de um professor explicando pessoalmente, pois, a distância, sempre acabam surgindo dúvidas que, muitas vezes, acabam ficando sem a resposta, hora por vergonha ou até falta de interesse do aluno em aprender determinado assunto.
Aluna 2ª 1 (16 anos): As dificuldades que tenho por aulas a distância é que, muitas vezes, não é fácil de entender o conteúdo, pois a explicação em sala de aula era muito melhor, e também que aqui onde moro não tem internet todos os dias; por isso, dificulta a entrega dos trabalhos e a participação das aulas on-line.
Aluno 2ª 1 (17 anos): As maiores dificuldades é apreender, entender. Ficamos 14 anos aprendendo no modo clássico, dentro de sala de aula, onde é mais fácil discutir com o professor, não que aqui seja ruim, mas não é da mesma forma. Por mais que temos auxílio da internet, mesmo assim não é fácil. Nós nos sobrecarregamos, com tantos trabalhos e informações que estamos recebendo.
– Por outro lado, esperamos que tudo isso passe e possamos voltar ao nosso verdadeiro lugar: “o chão” da sala de aula, onde o verdadeiro processo de ensinar e aprender acontece – concluiu o professor.