Saúde

Lance Notícias | 11/04/2021 16:21

11/04/2021 16:21

82160 visualizações

Gripe: Xanxerê vai vacinar crianças menores de seis anos

Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, inicia na próxima segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é […]

Gripe: Xanxerê vai vacinar crianças menores de seis anos Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, inicia na próxima segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A campanha vai até o dia 09 de julho.

Por coincidir com a vacinação contra a Covid-19, nesta primeira etapa da campanha, de 12 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães até 45 dias após o parto, indígenas e trabalhadores da saúde. Mas o município de Xanxerê só recebeu doses para vacinar nesta primeira semana de vacinação crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas.

Em relação aos profissionais de saúde, nas próximas semanas devem chegar as doses para a aplicação nos mesmos. Importante destacar que num primeiro momento serão contemplados os profissionais que atuam ativamente em estabelecimentos de saúde e que prestam serviços de saúde, como hospitais, clínicas de atendimento de saúde, unidades de saúde, entre outros com risco potencial para contaminação do vírus da Gripe.

De 11 de maio a 08 de junho serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e professores. De 09 de junho a 09 de julho receberão a vacina contra a Influenza pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Importante ressaltar que deve ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da Covid-19 e da Influenza. Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza serão adotadas nas unidades de saúde onde acontecerá a vacinação.

VACINAÇÃO

O município de Xanxerê seguirá o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, Gerência de Imunização do Estado de Santa Catarina e Deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A população definida de acordo com os grupos prioritários pode procurar as Salas de Vacina das Unidades de Saúde dos bairros São Romero, Vista Alegre, Castelo Branco, Vila Sésamo e Nossa Senhora de Lourdes. A vacinação será realizada das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

Deixe seu comentário