Saúde

Lance Notícias | 06/11/2023 16:04

06/11/2023 16:04

50926 visualizações

Aedes aegypti em alta: não permita que um mosquito interrompa seu verão

Uma doença febril, aguda, ou seja, há cura, também, pode ter evolução benigna à hemorrágica. A Dengue é a doença mais importante entre as doenças que são transmitidas por artrópodes (mosquito). Com maiores chances de surgir em países tropicais, como o Brasil, as condições do meio ambiente favorecem a proliferação do Aedes aegypti. O mosquito […]

Uma doença febril, aguda, ou seja, há cura, também, pode ter evolução benigna à hemorrágica. A Dengue é a doença mais importante entre as doenças que são transmitidas por artrópodes (mosquito). Com maiores chances de surgir em países tropicais, como o Brasil, as condições do meio ambiente favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

O mosquito em específico, sendo o vetor e transmissor, a transmissão da doença é por meio exclusivo da picada do inseto. Não existe chances de transmissões de uma pessoa para outra.

Quando se fala em tratamento, pós confirmação da doença, para a dengue não há um tratamento único, os medicamentos entram como estimulantes à evolução positiva do paciente, só quando se apresentam sintomas.

Para o alerta da população, os sintomas a seguir, se persistirem de 5 a 7 dias, a procura de uma emergência ou profissional da saúde deve ser imediata: febre igual ou maior que 38º C, dor de cabeça, prostração, dor na região dos olhos, erupções na pele e dores musculares.

Neste âmbito, o propósito do Grupo Lance Notícias é informar a comunidade xanxerense sobre cuidados preventivos, reduzindo, assim focos do mosquito.

Com isso, ações simples e o trabalho coletiva refletem na saúde da sociedade:

  • Manter caixas, tonéis, barris de água bem fechados;
  • Descarte o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada;
  • Ao guardar garrafas de plástico ou vidro, mantenha-as com a boca para baixo;
  • Não permita que a água de chuva acumule em lajes e calhas;
  • Ao cuidar das plantas, encha os pratos com areia ou pedras;
  • Se guardar pneus velhos, retire a água e mantenha-os em locais abertos;
  • Vasos de plantas ou para outras utilidades devem ser higienizados toda semana, sem acumular água parada;
  • Mantenha piscinas ou fontes limpas e cloradas;
  • Por fim, evite fazer o plantio de flores que acumulem água.

Contudo, cada cuidado desses é um passo a higienização, organização e combate ao Aedes aegypti, que, também, transmite a Chikungunya, Zika vírus e Febre amarela.

(Fonte: Ministério da Saúde).  

Deixe seu comentário