Atualidades

Lance Notícias | 20/09/2023 18:05

20/09/2023 18:05

28716 visualizações

Atenção e cuidados com os animais em dias de altas temperaturas

Em dias de altas temperaturas, onde o calor afeta a saúde do organismo, sem os cuidados básicos, a desidratação pode desencadear alterações na pressão, pele e riscos ao sistema cardíaco. Com os cuidados que devem ser praticados diariamente pelas pessoas, desta forma, os cuidados, também, podem ser voltados aos animais. Como características individuais, os cães […]

Atenção e cuidados com os animais em dias de altas temperaturas (Imagem: web)

Em dias de altas temperaturas, onde o calor afeta a saúde do organismo, sem os cuidados básicos, a desidratação pode desencadear alterações na pressão, pele e riscos ao sistema cardíaco.

Com os cuidados que devem ser praticados diariamente pelas pessoas, desta forma, os cuidados, também, podem ser voltados aos animais.

Como características individuais, os cães apresentam em sua anatomia patas com “almofadas”, que regulam a temperatura do animal. E, dessa maneira, inicia-se os cuidados específicos.

Em conversa com o Grupo Lance Notícias, Vagner Ribeiro, adestrador de cães do município, esclarece algumas orientações:

— A calçada, asfalto, pisos podem aumentar a temperatura de forma significativa, onde, pode haver queimaduras nas patas dos cães. A dica é, antes de passear com seu pet, experimente o chão e avalie a temperatura, o qual, ele pisará — esclarece.

Durante essa época do ano, onde iniciam-se as viagens e idas aos litorais, aumentam os casos de animais isolados em automóveis, portanto, a atenção deve ser maior com esses atos.

Refletindo sobre o organismo os cães, Vagner ressalta:

— Animais com espaços limitados ou acorrentados, muitas vezes, desencadeiam desidratação por conta de não ter acesso à sombra e água. Oriento que deve haver um alerta a esses animais, oferecendo mais água e ambientes que eles possam se proteger dos raios de sol — ressalta.

Quanto aos cuidados dos pelos dos animais, Vagner salienta que os tutores devem prestar atenção aos sinais de calor do pet e, caso necessário, realizar uma tosa.

Dispor de um cão, gato ou outras espécies de animais, exige cuidados específicos, principalmente, quanto às alterações de temperaturas. Cuidar é zelar!

Deixe seu comentário