Câmara de Vereadores

Maik Nascimento | 16/08/2023 14:10

16/08/2023 14:10

67125 visualizações

Câmara Municipal de Xanxerê aprova moção de repúdio e encaminha para o Presidente da República

A Câmara Municipal de Xanxerê esteve reunida na noite de segunda-feira (14), para quarta sessão plenária do mês de agosto. Entre as matérias em discussão uma moção de repúdio, ganhou destaque no plenário. Trata-se da Moção de Repúdio nº 73/2023 dos vereadores Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel, Enioivan Marques, Evandro Saibro, Moacir Luiz Miglioranza, Robson Oliveira […]

Câmara Municipal de Xanxerê aprova moção de repúdio e encaminha para o Presidente da República

A Câmara Municipal de Xanxerê esteve reunida na noite de segunda-feira (14), para quarta sessão plenária do mês de agosto. Entre as matérias em discussão uma moção de repúdio, ganhou destaque no plenário. Trata-se da Moção de Repúdio nº 73/2023 dos vereadores Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel, Enioivan Marques, Evandro Saibro, Moacir Luiz Miglioranza, Robson Oliveira dos Santos, Rogerio de Oliveira e Vilmar Zarembski, que repudia as falas do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, proferidas em diversas mídias sociais sobr o fechamento de clubes de tiro.

A moção foi proposta depois da participação do sr. Augusto Thomazi Gassen da “Gassen Clube e Escola de Tiros”, na tribuna popular na sessão do dia 02 de agosto. Na oportunidade, Gassen criticou durante o as declarações, do Presidente da República, proferidas no programa “Conversa com o Presidente”, divulgado em diversas mídias sociais, tais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, realizada no dia 25 de julho, onde em determinado momento afirmou, “eu sinceramente não acho que o empresário que tenha um lugar para praticar tiro, seja empresário… eu sinceramente não acho… eu já disse para o Flávio Dino: temos que fechar quase todos… só deixar aberto aqueles que são da polícia militar, do exército e polícia civil…é uma organização policial que tem que ter lugar para atirar…para treinar tiro…”, disse o presidente na época.

Entre suas justificativas a moção os vereadores alegaram que ao ameaçar de fechar “quase” todos os clubes de tiro, o Presidente, demonstrou preconceito e desconhecimento com o setor, ferindo o princípio da livre iniciativa previsto no artigo 170 da Constituição Federal, pilar central da economia que defende a liberdade de indivíduos e empresas para iniciar e conduzir atividades econômicas sem interferência excessiva do governo.

A moção foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Xanxerê, e foi encaminhada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

MOÇÃO II

Outra moção aprovada pelos vereadores foi a de Nº 74/2023, de autoria dos vereadores Alessandro Antonioli e Sidinei Mesnerovicz, de repúdio as falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, as quais consideraram xenofóbicas, depreciativas e insultuosas em relação as populações das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. A moção foi encaminhada ao governador.

PROJETOS DE LEIS

Os vereadores também aprovaram três projetos de lei em primeira votação e dois em segunda votação.

Foram aprovados em primeira votação o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2023 do vereador Rogerio de Oliveira, que denomina logradouro do município de Xanxerê de Arlindo Suffiatti; O Projeto de Lei Ordinária nº 13/2023 também do vereador Rogerio de Oliveira, que denomina logradouro do município de Xanxerê de Rua Ignes Luiza Perri Suffiatti e o Projeto de Lei Ordinária nº 16/2023 de autoria do vereador Ivan Marques que denomina logradouro do município de Xanxerê de “Celso Mocellin”.

Já em segunda votação os parlamentares xanxerenses aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 36/2023 de autoria do Poder Executivo que altera redação da ementa e artigos da Lei nº 4.399, de 21 de outubro de 2022, que dispõe sobre a aprovação da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social – REURB-S, e de Interesse Específico – REURB-E, da área localizada na Rua 13 de Maio, no Bairro Colatto, constante da matrícula nº 6.947, cuja área total a ser regularizada é de 4.352,03m². Também em segunda votação e redação final foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 41/2023, também do Executivo, que dispõe sobre a forma de fiscalização da jornada de trabalho dos servidores públicos e o banco de horas no âmbito do Município de Xanxerê – SC.

Os vereadores xanxereenses voltam a se reunir nesta quarta-feira (16), a partir das 19 horas para penúltima sessão plenária do mês de agosto. A sessão pode ser acompanhada, pela população, de forma presencial ou pela TV Câmara nas páginas oficiais do legislativo xanxerense na internet.

 

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.