Saúde

Lance Notícias | 14/08/2023 14:37

14/08/2023 14:37

54903 visualizações

Como usufruir dos direitos de um cidadão aos atendimentos à saúde, pelo SUS

O acesso à saúde, que deve ser um direito de todos cidadãos, tem um ponto de partida. E o Grupo Lance Noticias simplificou o assunto para a população xanxerense entender como se inserir à um atendimento da saúde pública. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou popularmente conhecido como “Posto de saúde”, são a porta […]

Como usufruir dos direitos de um cidadão aos atendimentos à saúde, pelo SUS

O acesso à saúde, que deve ser um direito de todos cidadãos, tem um ponto de partida. E o Grupo Lance Noticias simplificou o assunto para a população xanxerense entender como se inserir à um atendimento da saúde pública. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou popularmente conhecido como “Posto de saúde”, são a porta de entrada para o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como objetivo atender até 80% das necessidades dos munícipes, assim, reduzindo o atendimento hospitalar.

Os serviços de uma UBS variam entre: atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria; ginecologia; clínica geral; enfermagem; odontologia; consultas medicas; inalações; injeções; curativos; vacinas; coletas de exames; encaminhamentos para especialidades; fornecimento de medicações básicas.

Quando se fala em UBS, destaca-se que é o primeiro acesso à saúde, ou seja, é a Atenção à Saúde Primária (APS), responsável por uma determinada população do município, conhecido como área de abrangência, assim, quando o cidadão reconhece seu posto de saúde de referência, facilita seu acesso à saúde. E, após reconhecimento, na UBS o usuário irá encontrar uma equipe multiprofissional, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários.

Pensando em atendimento à saúde, a UBS trabalha com a promoção, prevenção e tratamentos, dando ênfase, entre eles, a visita domiciliar, que controla as necessidades da população e organiza quais problemas a equipe de saúde deve se atendar.

 

Quando o cidadão deve e pode ir à uma UBS?

As pequenas urgências podem ser atendidas numa Unidade Básica de Saúde, entre elas: dor de cabeça, sintomas gripais, dor de estomago, dor de dente, enjoos e vômitos, diarreia, problemas com amamentação, palpitação, pequenos ferimentos, pressão alta, diabetes, mordeduras de animais, urticaria, troca de curativo, retirada de pontos, problemas com colesterol, suspeitas de gravidez, violência doméstica, ansiedade, depressão, entre outros, esses que não alertam risco imediato à saúde.

Salientando que é um direito de todos, ao chegar em uma UBS o cidadão será acolhido e ouvido pela equipe e dependendo da necessidade e gravidade, o mesmo será orientado ou encaminhado ao atendimento profissional, podendo ser com um médico ou enfermeiro, esse, que também é capacitado para atendimentos específicos.

 

Fui atendido, e agora?

A UBS que é um ponto de partida para outros atendimentos, quando a necessidade do cidadão ultrapassar a capacidade de serventia do posto, o mesmo será encaminhado para um profissional conveniente, ou seja, um especialista. Dessa forma, o paciente ainda terá o acompanhamento da sua UBS, mas agora com o atendimento específico, buscando uma solução à sua saúde.

Classificado pelo Médico regulador (ainda na UBS), qual solicita um atendimento especializado ao paciente, o mesmo é inserido na fila do Sistema de Regulação (SISREG), assim, classificado para a consulta de especialidade, isto é, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMOSC) e, se necessário, pode haver indicações de regulação estadual.

E em bate-papo com o Lance Notícias, a Secretaria de Saúde Francis Mara Zago, ressaltou:

— Por isso, sempre destacamos a importância de o atendimento Médico conter todos os dados clínicos do paciente, para que seja feita uma classificação correta e de acordo com aquilo que de fato o paciente necessita — finaliza.

 

Em Xanxerê:

A responsável municipal de saúde, com cargo de Secretaria de Saúde, é Francis Mara Zago. O município conta com 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), espalhadas estrategicamente para abranger 27 bairros, entre eles, mais 44 linhas de interior. Observe abaixo a o mapa da distribuição das Unidades Básicas de Saúde e suas áreas de abrangência:

 

 

Deixe seu comentário