Defesa Civil

Maik Nascimento | 28/07/2023 08:20

28/07/2023 08:20

50246 visualizações

Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil Luciano Peri participa do evento “Cuidando de quem cuida”

Nesta semana ocorreu o Projeto Cuidando de Quem Cuida, abordando o tema “Promoção e Prevenção da Saúde Mental dos profissionais da Defesa Civil”. Coordenadores Municipais de Defesa Civil que fazem parte da Coordenadoria Regional de Xanxerê tiveram a oportunidade de participarem do evento. O Projeto nasceu em Vargeão e agora tem o apoio da Associação […]

Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil Luciano Peri participa do evento “Cuidando de quem cuida”

Nesta semana ocorreu o Projeto Cuidando de Quem Cuida, abordando o tema “Promoção e Prevenção da Saúde Mental dos profissionais da Defesa Civil”. Coordenadores Municipais de Defesa Civil que fazem parte da Coordenadoria Regional de Xanxerê tiveram a oportunidade de participarem do evento.

O Projeto nasceu em Vargeão e agora tem o apoio da Associação Municípios Alto Irani-AMAI, e está sendo apresentado para todos os municípios que integram a associação.

Coordenados pela Psicóloga Escolar Pricila Tobias e a Secretária de Educação de Vargeão Carmen Raymundi, o evento realizou um momento de escuta e acolhimento dos profissionais de Defesa Civil, onde puderam expor seus legados, suas ações de prevenção, de riscos, de medos, lutos e, principalmente, de resiliência.

Parte dos profissionais que participaram do encontro, falaram do “pós-evento”, onde ao voltar para sua zona de conforto e ao colocar sua “cabeça no travesseiro”, acabam vivenciando e absorvendo parte do sofrimento das pessoas durantes as ações de busca ou resgate. E aí, como fica a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente para atender justamente, quando o cidadão está em uma situação de crise?

O Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Luciano Peri, também participou do evento e disse que é um grande incentivador e multiplicador do Projeto Cuidando de Quem Cuida,

— Todos os profissionais de segurança pública precisam estar na linha de frente e atender com exatidão, responsabilidade e segurança diversos tipos de eventos, mas também precisam estar bem com sua saúde mental, pois, por trás de uma farda, existe um filho, uma filha, um pai ou uma mãe, esposo, esposa, existe uma família que lhe espera para o abraço e o beijo no final do turno ou do dia e estas pessoas precisam estar preparadas, ou pelo menos, se sentindo bem para a vida que lhe espera lá fora — disse.

Deixe seu comentário