Saúde

Lance Notícias | 28/08/2023 15:02

28/08/2023 15:02

52670 visualizações

Cuidados com o maior órgão do corpo humano, a pele

A pele, nosso maior órgão, além de nos proteger dos agentes exteriores, também, necessita de cuidados, para que sua função continue sendo cuidar do organismo. Em conversa com o Grupo Lance Notícias, a Cosmetóloga Esteticista Raquel Casagranda explica sobre a glicação, de como os açúcares e carboidratos em excesso prejudicam a pele. Sendo assim, um […]

Cuidados com o maior órgão do corpo humano, a pele (Imagem web)

A pele, nosso maior órgão, além de nos proteger dos agentes exteriores, também, necessita de cuidados, para que sua função continue sendo cuidar do organismo.

Em conversa com o Grupo Lance Notícias, a Cosmetóloga Esteticista Raquel Casagranda explica sobre a glicação, de como os açúcares e carboidratos em excesso prejudicam a pele. Sendo assim, um processo que pode influenciar no envelhecimento da pele, também, aumentando a quantidade de acnes e doenças da derme, ou seja, da pele.

Há mais de 10 anos no ramo da Estética, Raquel explica:

— A glicação é um processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos se unem a uma proteína, fazendo com que ela não consiga mais desempenhar seu papel no organismo, perdendo sua função biológica e tornando-a tão prejudicial quanto os radicais livres. Essa reação gera a perda de elasticidade do colágeno, aumentando rugas e flacidez — explica.

O processo de glicação gera uma inflamação na pele. Assim, estudos comprovam que alimentações ricas em açúcares podem acometer a pele diretamente, agravando as acnes já presentes. No entanto, tal processo pode ser revertido com o uso de dermocosméticos somado aos ativos que protegem e revertem os efeitos do açúcar na pele.

Raquel ainda dá ênfase as dicas do uso de produtos na pele:

—  O ideal é que esses ativos sejam utilizados a partir dos 25 anos de idade, até mesmo como forma de prevenção do envelhecimento precoce. Os dermocosméticos podem ser utilizados em várias formas de cuidados a pele, mas, o mais importante é ter sempre avaliação de um profissional — enfatiza.

O organismo, formado por diversos órgãos e sistemas recebe uma camada protetora, ou seja, a pele, e é por ela que devemos começar a função de autocuidado.

(Foto: arquivo pessoal)

Deixe seu comentário