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Lance Notícias | 31/10/2023 15:47

31/10/2023 15:47

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Defesa Civil e suas atuações: conheça a Gestão de Abrigos

A Defesa Civil que atua na previsão climática e gestão de riscos também, trabalha no âmbito de cidadãos atingidos por desastres naturais. Sobre isso, os profissionais da Defesa Civil operam situações na Gestão de Abrigos temporários, o que, recentemente, é acompanhado pela população. Como é praticado a Gestão de Abrigos? Uma instalação adaptada, com finalidade […]

A Defesa Civil que atua na previsão climática e gestão de riscos também, trabalha no âmbito de cidadãos atingidos por desastres naturais. Sobre isso, os profissionais da Defesa Civil operam situações na Gestão de Abrigos temporários, o que, recentemente, é acompanhado pela população.

Como é praticado a Gestão de Abrigos?

Uma instalação adaptada, com finalidade de atender e proteger famílias desabrigadas, atingidas por desastres naturais previstos, essas dependem do poder público.

Para isso, as estruturas que serão adequadas para as pessoas atingidas devem ser habitáveis, seguras, privadas e protegidas, afastadas de áreas de riscos, no geral, mantendo a dignidade desses.

Segundo a Diretoria da Defesa Civil, esses locais podem ser adaptados em hotéis, ginásios, associações de moradores, igrejas e clubes, evitando assim, espaços como escolas, incentivando o retorno escolar à normalidade.

Esse direito das pessoas desabrigas está instituído na Lei nº 12.435/2011, sendo que a administração da cidade deve fazer parte da equipe do Sistema de Comando em Operações municipal.

Pensando no desenvolvimento positivo desses abrigos temporários, pondo em prática a missão de moradia temporária digna, a organização é formada por nove equipes, sendo:

  • Equipe de operações: rotinas gerais dos abrigados;
  • Equipe de planejamento: atualização da lista diária de atividades no abrigo como, tempo de permanência e rotinas;
  • Equipe logística: disponibilizam os materiais e recursos necessários;
  • Equipe de finanças: administra recursos financeiros destinados aos abrigados;
  • Equipe de recepção: procede o controle de entrada e saída de pessoas, disposição de bens, animais e almoxarifado;
  • Equipe de saúde: multiprofissionais disponibilizados pela saúde pública;
  • Equipe de atenção psicossocial: assistentes sociais e psicológicos;
  • Equipe de vigilância e segurança: guarda municipais e PM;
  • E, equipe de voluntários.

Desse modo, é orientado que haja uma programação prévia de abrigos temporários, antes das ocorrências ambientais, possibilitando eficiência na mobilização em geral.

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