Saúde

Lance Notícias | 17/10/2023 11:19

17/10/2023 11:19

47531 visualizações

Dia Nacional da Vacinação: um ato individual que ecoa em uma sociedade

Um marco e uma conquista dos direitos dos cidadãos, as vacinas salvam vidas e, segundo a OMS, cerca de 3 milhões de pessoas são preservadas por ano. E o dia 17 de outubro surge como celebração e recorda a importância das vacinas, qual controla as epidemias e tem o objetivo de erradicar doenças graves. Entre […]

Dia Nacional da Vacinação: um ato individual que ecoa em uma sociedade (Imagem: web)

Um marco e uma conquista dos direitos dos cidadãos, as vacinas salvam vidas e, segundo a OMS, cerca de 3 milhões de pessoas são preservadas por ano.

E o dia 17 de outubro surge como celebração e recorda a importância das vacinas, qual controla as epidemias e tem o objetivo de erradicar doenças graves.

Entre os maiores alcances das vacinas, foi a diminuição da incidência de doenças como a varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano.

Há mais de 200 anos existentes, as vacinas estimulam o corpo-humano a trabalhar contra patógenos externos, como vírus, bactérias e fungos.

Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza 19 vacinas para combater 20 doenças, para diferentes idades. Sendo que, existem mais 10 vacinas exclusivas para grupos em condições especiais, como portadores de HIV.

Sobre a celebração do Dia Nacional da Vacina, em Xanxerê a campanha de vacinação iniciou na segunda-feira (16) e se estende até o dia 27 de outubro. É importante destacar que, sábado (21), é o Dia D de vacinação com todas as salas de vacinas do município abertas para atender ao público. Os horários de atendimento serão das 07h45 às 11h e, das 13h às 16h45, com um ponto adicional de Sala de Vacina na Secretaria de Saúde.

A vacinação não protege apenas o individuo que foi imunizado, mas ecoa em toda sociedade, onde reduz a propagação de diversas doenças.

(Imagem: Prefeitura de Xanxerê)

Deixe seu comentário