Jovem pesquisadora embarca em 2026 para desenvolver estudo sobre variedades de trigo no IPBeja
A estudante Julia Calza, do 2º ano do curso Técnico em Alimentos do IFSC Xanxerê, conquistou o primeiro lugar no processo seletivo do programa internacional PROPICIE e foi selecionada para um intercâmbio de três meses no Instituto Politécnico de Beja, em Portugal, entre março e junho de 2026. Durante a experiência, ela irá desenvolver o projeto “Lista de Variedades Recomendadas de Trigos”, voltado à melhoria da qualidade e produtividade de grãos usados em panificação e massas.
Emocionada com a conquista, Julia destacou que viver essa imersão acadêmica será “uma experiência única de aprendizado, crescimento e troca cultural”, reforçando a expectativa de ampliar conhecimentos e fortalecer sua formação pessoal e profissional. A instituição também celebrou a conquista e parabenizou a orientadora do projeto no IFSC, professora Graciele de Oliveira Kuhn.
A comunidade escolar acompanha com orgulho o novo capítulo da trajetória da jovem pesquisadora, que leva o nome de Xanxerê e do IFSC ainda mais longe.