Saúde

Maicon Fiuza | 04/01/2024 15:39

04/01/2024 15:39

57425 visualizações

Hospital Regional São Paulo realizou capacitação para prevenção de lesões por pressão

A Comissão de Curativos do Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou na última semana de dezembro, uma importante capacitação voltada para os profissionais de enfermagem. O tema do evento foi “Mude de lado e evite a pressão”. O objetivo da ação foi fornecer conhecimentos para as equipes de enfermagem sobre a mudança de decúbito e […]

A Comissão de Curativos do Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou na última semana de dezembro, uma importante capacitação voltada para os profissionais de enfermagem. O tema do evento foi “Mude de lado e evite a pressão”. O objetivo da ação foi fornecer conhecimentos para as equipes de enfermagem sobre a mudança de decúbito e descompressão óssea dos pacientes no leito, visando a prevenção de lesões por pressão.

A iniciativa foi motivada pelo Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro. A enfermeira Natana Barretta, Coordenadora da Comissão de Curativos do HRSP, destaca a importância da capacitação diante do impacto negativo que as lesões por pressão podem causar, resultando em alterações, sofrimento e comprometimento da qualidade de vida dos pacientes.

Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.

Segundo Natana, a lesão por pressão é definida como um dano localizado na pele, podendo ocorrer devido à pressão ou fricção em uma superfície. Geralmente, essas lesões ocorrem sobre proeminências ósseas ou estão relacionadas a dispositivos médicos ou outros objetos. “O evento buscou sensibilizar e capacitar as equipes de enfermagem para identificar, prevenir e tratar essas lesões de maneira eficaz. É fundamental compreender que as lesões por pressão podem ser evitáveis com medidas adequadas, especialmente através do reposicionamento do corpo para aliviar pontos de pressão”, enfatiza a enfermeira.

Os integrantes da Comissão de Curativos do HRSP destacam que mesmo diante das limitações de movimentação, as pessoas necessitam de auxílio para realizar a mudança de decúbito. “A frequência desse reposicionamento deve ser ajustada de acordo com as condições de saúde de cada indivíduo, podendo ser necessária a cada duas horas ou com maior frequência, dependendo da necessidade individual,” afirma Natana.

A Comissão de Curativos do HRSP ressalta que o Hospital Regional São Paulo trabalha para promoção da saúde e a prevenção de danos aos pacientes, proporcionando treinamentos e capacitações que contribuem para a excelência no cuidado oferecido pela instituição. A Comissão atua ativamente para manter as equipes atualizadas e conscientes sobre práticas essenciais para o bem-estar dos pacientes.

Deixe seu comentário