Lance no Campo

Lance Notícias | 21/08/2022 10:20

21/08/2022 10:20

70908 visualizações

Lance no Campo: três gerações trabalham juntas na propriedade da família Sparremberger

A família de Nilso Ivo Sparremberger, antes de morar no interior vivia na cidade de Xaxim onde possuíam um comércio. Após a aquisição da propriedade na Linha São Francisco, foi que se passou a pensar em se mudar para o interior. Há cerca de oito anos eles se mudaram definitivamente e a vida de todos […]

Lance no Campo: três gerações trabalham juntas na propriedade da família Sparremberger

A família de Nilso Ivo Sparremberger, antes de morar no interior vivia na cidade de Xaxim onde possuíam um comércio. Após a aquisição da propriedade na Linha São Francisco, foi que se passou a pensar em se mudar para o interior. Há cerca de oito anos eles se mudaram definitivamente e a vida de todos se transformou completamente.

Na propriedade são três gerações trabalhando junto. A dona Maria é a avó. Hoje, ela é responsável pelo cuidado da casa da família, preparo da alimentação e quando necessário também auxilia na produção de leite. Tem ainda a mãe, Edriane que é esposa do Nilson e a filha, Eduarda Cristina, médica veterinária que está assumindo a propriedade.

Todos trabalham juntos, mas são as mulheres as responsáveis pela parte da produção de leite. Já Nilson cuida os aviários. Edriane comenta que são cerca de 50 vacas, mantidas em confinamento, sendo realizado duas ordenhas por dia.

O que aprendeu na universidade, agora Eduarda aplica na propriedade da família. Ela mesma comenta que o local, agora é visto como uma empresa. Existe o cuidado e o carinho com os animais, mas a lucratividade e novas tecnologias também são fundamentais.

A Eduarda simboliza a sucessão familiar. Antes, era o pai e a mãe que tomavam as decisões, agora, ela vem com as novidades e o pai não esconde que é um orgulho para ele:

Na propriedade, a família ainda conta com dois casais de colaboradores que ajudam no dia a dia. Como são muitos animais e a ideia é ampliar, ajuda na mão de obra se faz necessário.

Pro futuro a ideia é ampliar, crescer. Apesar dos desafios de quem escolhe viver no campo, a família comenta que não se vê em outro lugar. A dona Maria, por exemplo, nos fala que o amor pelos animais é maior que tudo. Inclusive, nós não podemos terminar essa reportagem sem falar da Xuxu e da Sereia. As vacas preferidas da dona Maria, uma relação de respeito e afeto entre o homem e animal.

Deixe seu comentário