Lance no Campo

Lance Notícias | 01/05/2022 08:32

01/05/2022 08:32

55485 visualizações

Lance no Campo: xanxerenses inovam e investem no cultivo de pitaias

O xanxerense, Odir Fantin e o sobrinho Genir Signori juntaram a vontade de inovar e resolveram investir na produção de pitaias. Tudo começou quando o Sr. Fantin compartilhou com o sobrinho que as parreiras de uvas da propriedade estavam morrendo devido a uma espécie de fungos que tomou conta de parte da produção. Fantin sempre […]

Lance no Campo: xanxerenses inovam e investem no cultivo de pitaias

O xanxerense, Odir Fantin e o sobrinho Genir Signori juntaram a vontade de inovar e resolveram investir na produção de pitaias. Tudo começou quando o Sr. Fantin compartilhou com o sobrinho que as parreiras de uvas da propriedade estavam morrendo devido a uma espécie de fungos que tomou conta de parte da produção.

Fantin sempre foi dedicado ao cultivo de uvas na propriedade. Ele conta que morava no estado do Rio Grande do Sul quando adquiriu a propriedade, tempo depois resolveu investir e veio embora com a família.

— Eu comecei plantar na propriedade no ano de 2000 e começamos a colher em 2002. Eu morava em Vacaria, compramos a propriedade aqui, mas ficamos morando lá por mais dois anos, algum tempo depois resolvemos mudar e viemos embora para Xanxerê, então começamos a plantar e cultivar— diz.

Seu Fantin diz que as uvas cultivadas na propriedade eram vendidas nos mercados próximos. Com o que sobrava da produção ele diz que fazia vinho para o consumo da família.

Com o passar do tempo o solo foi prejudicado por uma espécie de fungos e o seu Fantin acabou perdendo algumas parreiras, e com a ajuda do sobrinho Genir investiram no cultivo de pitais.

— A tal da pitaia foi uma novidade aqui, a gente não conhecia, vimos algumas vezes no mercado, mas com preço absurdo, então pensamos em tentar plantar e tem dado certo— comenta.

O sobrinho Genir foi morador do litoral catarinense por 22 anos, lá ele conheceu a pitaia. Próximo da aposentadoria, Genir resolveu investir em algo novo para ocupação do tempo e junto com o tio iniciou o cultivo da pitaia.

— A ideia do cultivo surgiu de uma curiosidade minha de conhecer novas variedades frutíferas, frutos exóticos. Um dia comprei e provei, pesquisei e tinha poucas informações sobre a fruta. Como eu estava próximo de me aposentar comprei algumas mudas e investimos aqui. Hoje temos aqui uns 40 pés que já estão produzindo— conta.

Genir está fazendo pesquisas para ver qual das espécies é mais viável para o comércio. Segundo ele são mais de 20 espécies que estão sendo estudadas na propriedade.

A Pitaia também conhecida como “fruta do dragão” “é uma fruta que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Os frutos de aparência exótica apresentam sabor adocicado e propriedades benéficas à saúde humana.

Confira o Lance no Campo deste domingo:

Deixe seu comentário