Comunidade

Kaulan Nunes | 09/04/2025 17:08

09/04/2025 17:08

5918 visualizações

Mãe e filho que superaram gestação de risco e prematuridade visitam HRSP

Paciente esteve internada por mais de 80 dias e passou por dois procedimentos cirúrgicos

Na última segunda-feira (7), o Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, recebeu a visita de Ndeye, ex-paciente senegalesa que enfrentou uma gestação de risco e passou por cirurgias cardíacas na instituição em 2023. Acompanhada do filho Serigne, que completará um ano de vida no dia 22, Ndeye retornou ao hospital para agradecer aos profissionais que a acompanharam em um dos períodos mais delicados de sua vida.

A paciente chegou ao HRSP em fevereiro de 2023 com 21 semanas de gestação e um grave problema cardíaco. Durante os mais de 80 dias de internação, passou por duas cirurgias e uma cesárea, depois, a substituição de uma válvula mitral biológica. Serigne nasceu prematuro, com 32 semanas e 1.605 kg, permanecendo um mês na UTI Neonatal.

O caso mobilizou diversas equipes médicas, de enfermagem e assistência social. A comunicação foi um desafio, já que Ndeye falava apenas francês. Com o apoio do Google Tradutor e de uma tradutora cedida pelo município de Xaxim, foi possível garantir um atendimento eficaz e humanizado. A visita emocionou profissionais de várias áreas do HRSP, que reencontraram mãe e filho saudáveis.

Deixe seu comentário