Atualidades

Lance Notícias | 26/09/2023 15:14

26/09/2023 15:14

47535 visualizações

O cultivo e a fertilidade de um solo urbano: conheça a horta de Teresinha Stolarsky, de Xanxerê

Em meio a cidade uma vasta plantação que dá ênfase ao cultivo de produtos naturais. Assim, Teresinha Mello Stolarsky, no centro de Xanxerê, cultua os mais diversos produtos da terra para consumo. Árvores frutíferas, legumes, verduras, chás, temperos e florais, cada plantação se desenvolveu fértil com o cuidado carinhoso e persistente. Teresinha que há 30 […]

O cultivo e a fertilidade de um solo urbano: conheça a horta de Teresinha Stolarsky, de Xanxerê

Em meio a cidade uma vasta plantação que dá ênfase ao cultivo de produtos naturais.

Assim, Teresinha Mello Stolarsky, no centro de Xanxerê, cultua os mais diversos produtos da terra para consumo.

Árvores frutíferas, legumes, verduras, chás, temperos e florais, cada plantação se desenvolveu fértil com o cuidado carinhoso e persistente.

Teresinha que há 30 anos cuida da sua horta particular, não limita para seu próprio uso, além de distribuir entre amigos e vizinhos, atua com doações solidárias para comunidade xanxerense.

De um passatempo que se tornou uma rotina diária, Teresinha cuida do seu quintal com paciência, amor e zelo, como comentou ao Grupo Lance Notícias.

Durante o bate-papo, a moradora de Xanxerê conta como trabalha no local:

— Cada plantio nasce para um objetivo, nada é descartado, se não der para consumo imediato, o alimento vira conserva. Eu dedico boa parte do meu tempo para esse cultivo — conta.

Pensando no sucesso do plantio, Teresinha que, por anos foi educadora do estado, aprende sobre cada fruta ou verdura e, as plantam na época correta para uma colheita de êxito.

Envolvida num habito urbano, Teresinha analisa seu tempo na horta como terapia:

— Por anos eu trabalho nesse cultivo, cada planta, cada flor, cresce com cuidados naturais, sem a interferência de substâncias tóxicas — comenta.

Durante conversa, Tere, como gosta de ser chamada, expressa:

— Toda colheita tem um propósito, por exemplo, na parte de trás da casa tenho um plantio de fava de feijão, onde não se desenvolve o grão em si, mas o transformo num alimento refogado ou molho para acompanhamento — expressa.

Orgulhosa da sua horta, a cultivadora destaca cada semeadura do seu ofício:

— Aqui têm pêssego, bergamota, limão, salsa, cebolinha, cebola em cabeça, repolho, alface, rosas, chuchu, pepino, ameixa, diversos chás, ora-pro-nóbis, tomate, e muito mais — destaca.

O cultivo no íntimo de um costume urbano visibiliza que o solo local é conceptivo e valoroso.

Deixe seu comentário