Saúde

Lance Notícias | 09/08/2023 11:46

09/08/2023 11:46

36571 visualizações

Os malefícios causados pelos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF)

Cigarros eletrônicos, Pods, Vapes, e-ciggy, todos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) que vem ganhando mais consumidores. Para fins de seguir uma tendência ou manter um vício, o Grupo Lance Noticias faz um alerta sobre o uso desalinhado desses. Cigarros, um produto que atravessa gerações é alertado pelo Ministério da Saúde sobre os malefícios para o […]

Os malefícios causados pelos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF)

Cigarros eletrônicos, Pods, Vapes, e-ciggy, todos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) que vem ganhando mais consumidores. Para fins de seguir uma tendência ou manter um vício, o Grupo Lance Noticias faz um alerta sobre o uso desalinhado desses.

Cigarros, um produto que atravessa gerações é alertado pelo Ministério da Saúde sobre os malefícios para o organismo. Porém, nos dias atuais o uso aumentou, mas com dispositivos eletrônicos, esses que são tão prejudiciais para o corpo humano, tanto quanto o fumo tradicional.

Quando surgiram em 2003, com o passar dos anos tais dispositivos foram sendo atualizados: de uso único para recarregáveis; sistema aberto ou fechado; refis líquidos de vários sabores, tudo para ganhar mais fama e usuários (Anvisa, 2020).

No entanto, mesmo com sabores ou designers atrativos, dispositivos eletrônicos podem acarretar problemas irreversíveis à saúde. Além de desencadearem o vício por conter nicotina no produto, esses dispositivos apresentam níquel, latão, cobre e cromo, quais são inalados, podendo causar câncer, doenças cardiovasculares, síndrome coronariana aguda, trombose e acidente vascular encefálico. Ademais, transtornos psíquicos podem surgir, com mais severidade, como ansiedade de depressão (Dr. Mateus Teixeira. Globo, 2022).

O alerta para saúde, também, é para os cuidados com a lei, já que a comercialização, importação e propaganda são proibidas no Brasil, pela Resolução nº 46 de 28 de agosto de 2009, com o objetivo maior da precaução de doenças graves.

Deixe seu comentário