Atualidades

Lance Notícias | 23/10/2023 16:01

23/10/2023 16:01

67957 visualizações

Pós-pandemia: por que e quando usar a máscara de proteção?

No primeiro semestre de 2023 a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência de saúde de importância internacional, referente a COVID-19, no entanto os profissionais de saúde alertam que o fim da emergência pública não significa que o COVID deixou de existir, porém a propagação mundial continua. O fato é que, o […]

Pós-pandemia: por que e quando usar a máscara de proteção? (Imagem: web)

No primeiro semestre de 2023 a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência de saúde de importância internacional, referente a COVID-19, no entanto os profissionais de saúde alertam que o fim da emergência pública não significa que o COVID deixou de existir, porém a propagação mundial continua. O fato é que, o aumento da imunização via vacina deliberou tal iniciativa.

Neste âmbito, o assunto do uso de máscaras retorna com dúvidas, ou seja, quando e por que usar?

O Grupo Lance Notícias com intuito de atualizar a população, esclarece:

A Anvisa, por meio de nota técnica atualizou e estabeleceu novas orientações quanto ao uso de máscaras, sendo essa o melhor meio de prevenção para COVID-19.

Segundo Ministério da Saúde (2023), foi considerado a queda de óbitos provocados pela doença e o alcance positivo de pessoas vacinadas, deu-se pelo uso da proteção respiratória e de gotículas, a máscara. Desse modo, no primeiro semestre deste ano foi registrado a flexibilização no uso do equipamento de proteção individual (EPI).

A orientação do uso de máscara é para as seguintes situações:

Dentro do ambiente de saúde, quando o indivíduo apresentar sintomas gripais, o uso é aclamado;

A orientação serve, também, para as pessoas com sintomas gripais, em outros ambientes (exemplo: profissional);

Pessoas que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (até 10 dias);

Cidadãos com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e, seus acompanhantes;

Profissionais da saúde que atuam na linha de frente (triagem) de pacientes em instituições de saúde;

Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes (exemplo: as enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, corredores das áreas de internação, entre outros.);

E, o mais importante, a Anvisa alerta que o uso de máscara continue nos serviços de saúde, seja pacientes, acompanhantes e profissionais.

Dos principais objetivos da nova medida, segundo o Ministério de Saúde é a prevenção da contaminação e transmissão de COVID-19, protegendo a vida de todos.

 

Deixe seu comentário