Religião

Lance Notícias | 13/12/2023 19:46

13/12/2023 19:46

15812 visualizações

Santa Luzia, a protetora dos olhos e daqueles que buscam a Luz

Mártir de Siracusa (uma das ilhas da Sicília italiana) que, ao ser torturada, teve seus olhos arrancados, antes de ser decapitada, por ordem do imperador, no século III, Santa Luzia é celebrada neste dia 13 de dezembro, como padroeira dos olhos e da visão, por milhões de fiéis, ao redor do mundo. A triste sina […]

Mártir de Siracusa (uma das ilhas da Sicília italiana) que, ao ser torturada, teve seus olhos arrancados, antes de ser decapitada, por ordem do imperador, no século III, Santa Luzia é celebrada neste dia 13 de dezembro, como padroeira dos olhos e da visão, por milhões de fiéis, ao redor do mundo.

A triste sina da santa estava selada, quando, após a cura milagrosa da mãe, ela fez a promessa a Deus de se manter virgem por toda a vida, o que ‘desagradou’ um jovem rico que pretendia desposá-la, conforme desejo expresso da própria mãe de Luzia.

Inconformado pela rejeição do pedido de casamento da jovem siciliana, o jovem decidiu dela se vingar, denunciando sua fé ao procônsul (cargo equivalente a governador, na época), Pascásio que, por sua vez, relatou o fato ao imperador Diocleciano.

Convencido da ‘transgressão’ cometida contra o Império, Diocleciano mandou torturar Luzia, arrancando-lhe os olhos, para depois decapitá-la. Reza a lenda que, no momento da retirada dos olhos, estes lhe teriam sido restituídos pelo Divino, o que levou, depois, o jovem rico a professar a fé cristã.

“Santa Luzia foi uma mulher corajosa, que escolheu viver na fé e arriscar sua vida ao assumir a condição de seguidora de Jesus, em um tempo em que isso era considerado crime grave”,  observa o membro da Academia Brasileira de Hagiologia e autor do livro Os Santos de Cada Dia e de Santa Luzia – Novena e Biografia pesquisador e escritor J. Alves.

À ordem de Pascácio, no sentido de que adorasse os deuses pagãos romanos, Luzia teria respondido que “o sacrífico puro diante de Deus seria visitar as viúvas, os órfãos e os peregrinos que param por meio da angústia e da necessidade que sofrem”, conta o pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e associado da Hagiography Society (EUA), Thiago Maerki.

A exemplo de outro santo católico, São Francisco de Assis, Santa Luzia também fez voto de pobreza, ao entregar toda a sua herança aos pobres. O milagre da restituição dos olhos, por sua vez, foi eternizado em inúmeras gravuras, produzidas em sua homenagem, ao longo dos séculos.

Por fim, o pesquisador J. Alves conclui que a santa “é invocada, não apenas contra a cegueira física, mas também contra a cegueira que nos impede de enxergar que Deus é nossa luz e a vida só vale a pena quando se torna um ato de amor total a ele e ao próximo”, acrescentando que “Santa Luzia, cujo nome significa luz, é a portadora da luz e a protetora dos olhos”.

Deixe seu comentário