Atualidades

Lance Notícias | 12/09/2023 15:50

12/09/2023 15:50

55487 visualizações

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: mudando vidas e transformando histórias

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um dos serviços ofertados no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, simplificando, vincula-se aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Voltado a quem necessitar, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS) abrange alguns grupos que devem ser priorizados como […]

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: mudando vidas e transformando histórias (Imagem: web)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um dos serviços ofertados no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, simplificando, vincula-se aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Voltado a quem necessitar, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS) abrange alguns grupos que devem ser priorizados como indivíduos pertencentes às famílias beneficiadas, de programas de transferência de renda, organizando os grupos da seguinte forma:

Crianças até 6 anos;

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;

Adolescentes de 15 a 17 anos;

Jovens de 18 a 29 anos;

Adultos de 30 a 59 anos;

Pessoas 60 anos +.

É importante ressaltar que determinadas características de grupos familiares ou individuais são as que vivem em situações de vulnerabilidade e risco social, ocasionadas pelos aspectos de deficiência, raça etnia, religião, orientação sexual, dentre outros (GESUAS, 2023).

Nesse âmbito, referenciando o que é um SCFV à população, em Xanxerê o serviço atua, recentemente, no Bairro Santa Cruz, sendo que, o espaço conta com mais de 50 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos, qual, trabalha com os intuitos originais do programa.

Oficinas socioeducativas, aulas de yoga, capoeira e música são aprimoradas com os integrantes. Sendo que, a Secretaria de Assistência Social está sempre na busca por novas atividades inclusivas.

Explanando, o município conta com quatro núcleos, sendo nos Bairros João Winckler, dos Esportes, Bortolon e Santa Cruz, somando mais de 200 crianças e adolescentes beneficiados.

Deixe seu comentário