Saúde

Alvaro Berté | 15/02/2025 09:05

15/02/2025 09:05

10089 visualizações

Xanxerê registra primeiro caso de Chikungunya 

Após confirmação do caso de Chikungunya, foram realizadas várias atividades dentre elas o bloqueio de transmissão

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, identificou na manhã desta sexta-feira (14) um caso positivo de Chikungunya através do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – LACEN/SC. 

O paciente é um homem de 69 anos, morador do bairro dos Esportes, que iniciou com sintomas no dia 07 de fevereiro. A coleta de exame foi realizada no dia 11 dê fevereiro. 

Após confirmação do caso de Chikungunya, foram realizadas várias atividades dentre elas o bloqueio de transmissão – BT realizado pelo Programa de Combate a Dengue, através das Agentes de combate a Endemias, além da investigação ambiental e busca ativa e identificação de outros casos com sintomas semelhantes. 

Os Agentes de Endemias inspecionam os imóveis próximos ao local onde o paciente reside e trabalham para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty, realizando tratamento com larvicida nos depósitos onde não é possível eliminar a água.  

Além disso, estão orientando a população sobre a importância do controle de vetor e as medidas que podem ser tomadas pra prevenir a proliferação dos mosquitos. 

No final da a Regional de Saúde estará realizando a aplicação de inseticida UBV (FUMACE) nas proximidades da residência e do local onde o paciente trabalha.   

Durante a aplicação do inseticida é importante deixar as portas e janelas das residências abertas. 

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, orienta a comunidade para auxiliar no controle da proliferação do mosquito. “Orientamos a população que se apresentar sintomas como febre, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, inchaço e dores nos pés, pernas e dedos, olhos vermelhos machas pelo corpo. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou mesmo a Telemedicina Xanxerê para avaliação médica.” 

Deixe seu comentário