Comunidade

Lance Notícias | 05/10/2020 09:42

05/10/2020 09:42

56164 visualizações

Outubro Rosa: o diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Mais de 66 mil novos casos de câncer de mama devem surgir ainda em 2020, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde. Por isso mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia e o acompanhamento com o mastologista anualmente, é principalmente nesta idade que o câncer de mama se […]

Outubro Rosa: o diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Mais de 66 mil novos casos de câncer de mama devem surgir ainda em 2020, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde. Por isso mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia e o acompanhamento com o mastologista anualmente, é principalmente nesta idade que o câncer de mama se mostra mais prevalente.

Porém é preciso destacar que estar atenta desde sempre é de suma importância, pois os dados no Brasil indicam incidência de até 19% de casos de câncer de mama nas mulheres abaixo de 40 anos.

– Quando a mulher é diagnosticada com câncer de mama, obrigatoriamente as duas mamas devem ser avaliadas, pois o câncer pode ser bilateral. Na maioria dos casos, o câncer de mama se manifesta com um caroço ou local endurecido, mas também pode se apresentar de outras formas como: vermelhidão e pele endurecida, feridas que não cicatrizam e coceiras que não melhoras. Além de áreas estufadas, abaulamentos e covinha, ou retração, também pode ocorrer saída de líquido do bico do peito de cor vermelha ou transparente como a água. Fique atenta a esses sinais – explica Dra. Alessandra Carolina Chiarello, mastologista.

O autoexame é um auto conhecimento do corpo, mas não substitui a mamografia e a avaliação médica. Ele poderá evidenciar alguma alteração palpável, sendo o período ideal para ser realizado sete dias após a menstruação, para as que menstruam, ou escolher sempre o mesmo dia do mês, para as que não menstruam.

– Quando o nódulo é descoberto pelo toque, geralmente já está avançado, acima de dois a três centímetros, e quanto mais avançado menores as chances de cura – comenta ainda.

É possível prevenir o câncer mantendo o peso saudável, uma dieta balanceada, a prática de atividades físicas, amamentação, além de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

– Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver a doença. A origem do câncer de mama é multifatorial e, por isso, não sabemos quem terá a doença durante a sua vida, portanto todas as mulheres devem fazer exames periódicos para possibilitar a detecção precoce do câncer de mama. A hereditariedade é um fator de risco, mas não o principal. Estudos comprovam que apenas cinco a 10% dos casos tem em sua base uma composição genética familiar – disse.

Homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, em menor porcentagem, porém devem estar atentos a alterações como caroços ou áreas endurecidas na região mamária.

– Um dos maiores temores para quem recebe o diagnóstico do câncer de mama, e de outros tumores, é o de perder a vida. Mas não é o único. A perda do cabelo, a retirada da mama, a demora da reconstrução do seio e o abandono conjugal são receios comuns que acompanham as mulheres diagnosticadas com câncer de mama. O Outubro Rosa permite que informações médicas adequadas cheguem a população, tentando quebrar os mitos com relação à doença e ao tratamento. O diagnóstico precoce oferece até 95% de chances de cura. Uma a cada 12 mulheres vai ser diagnosticada com câncer de mama no Brasil. Por isso não deixe para depois, realize seus exames e consulta médica periodicamente. Prevenir é um ato de amor – finaliza dra. Alessandra.

Dra. Alessandra Carolina Chiarello atende em Xanxerê, na Clínica Incutis, na Rua Independência, no centro. Telefone para contato e agendamentos (49) 3433-9470.

Deixe seu comentário