vitta cardio menu

Conheça a história da Igreja Presbiteriana de Xanxerê

Felipe Bastos | Religião | 18/05/2020 15:14
Conheça a história da Igreja Presbiteriana de Xanxerê Foto: Divulgação
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 15521

A nova igreja foi fundada no ano passado e teve sua sede localizada na Avenida Brasil, 171, no centro. O local tinha quatro templos construídos. Desde então, a igreja transferiu-se para um novo endereço, localizado na rua Pará, 70 também no centro.

O novo templo foi inaugurado no dia 18 de maio de 2019 junto com um complexo educacional. Atualmente, o local conta com programações nas segundas e terças-feiras com encontros de orações. Nas quintas ocorrem os cultos de orações e nos fins de semana, ocorrem os encontros de jovens, programação que está interrompida devido a pandemia do novo coronavírus.

A fundação da igreja tem uma longa história na cidade. Começou na Colônia Militar de Palmas, em 1884, onde um posto foi instalado na atual Xanxerê. Entre os soldados existiam alguns protestantes. Passando por essa região, os missionários vinham de Florianópolis e Guarapuava, passando a dar assistências aos soldados.

Quem se destacava nesta época eram os missionários Robert Lenington e Georg Birchstoph, personagens importantes na implantação do protestantismo na região. Em 18 de maio de 1907, é organizado de forma oficial, o trabalho presbiteriano em Xanxerê. Neste mesmo ano, João Simões Cavalheiro adquiriu o terreno para construção do Templo da Igreja Presbiteriana.

O movimento cresceu a partir daí e nos anos de 1930 a 1951 a igreja fundou a primeira escola da região aberta com ensino gratuito aos habitantes da região. Neste período, o templo teve a presença dos reverendos Donal Reasoner e Olson Pemberton Jr. que impulsionaram o trabalho.

 

Deixe seu comentário