Animais

Lance Notícias | 04/03/2021 07:34

04/03/2021 07:34

239975 visualizações

Macaco-prego de Xanxerê faz sucesso em Balneário Camboriú

Nome, sobrenome e muito estilo: Antônio Muchiuti Pereira tem nome de gente, mas é na verdade um macaco-prego muito simpático e que tem feito sucesso pelas ruas de Balneário Camboriú. A empresária Kedma Muchiuti Pereira é a tutora de Antônio, e costuma passear com ele pela Avenida Atlântica. Segundo ela, quando sai na rua, chega a ficar entre duas […]

Macaco-prego de Xanxerê faz sucesso em Balneário Camboriú

Nome, sobrenome e muito estilo: Antônio Muchiuti Pereira tem nome de gente, mas é na verdade um macaco-prego muito simpático e que tem feito sucesso pelas ruas de Balneário Camboriú.

A empresária Kedma Muchiuti Pereira é a tutora de Antônio, e costuma passear com ele pela Avenida Atlântica. Segundo ela, quando sai na rua, chega a ficar entre duas e três horas parada fazendo fotos.

– Sempre passam para que possam ver ele – conta.

A história de Antônio e Kedma começa há mais de quatro anos atrás. Na verdade, começa no Mato Grosso do Sul, onde a empresária morou na infância. Lá, ela morava em uma área com muitos macacos-prego silvestres, com quem ela teve muito contato quando era menina.

– Eu sempre quis ter um macaquinho, e quando estava prestes a fazer 40 anos, comecei a pesquisar para comprar um – conta. Já morando em Balneário Camboriú, ela conheceu um viveiro em Xanxerê, o único registrado pelo Ibama no Brasil.

Antônio nasceu no dia 2 de dezembro de 2016, e o aniversário de Kedma seria no dia 20. Por isso, mesmo tendo se apaixonado pelo macaquinho pelas fotos enviadas pelos cuidadores do viveiro, ele não poderia ser comprado a tempo do aniversário da empresária.

O tempo passou e Antônio foi adquirido por outra pessoa, também em Balneário Camboriú. Kedma encontrou a pessoa, de quem acabou ficando amiga.

A então tutora de Antônio precisou vender o macaquinho e ofereceu para Kedma, que prontamente aceitou. Ele já tinha cerca de um ano de idade.

 

 

Vida em família

Antônio tem mais dois “irmãos” humanos, filhos de Kedma, e três irmãos de quatro patas: Bart, um gato adotado pela família, Fred, um pinscher de 17 anos, e Ana, uma Schnauzer de 8 anos.

Segundo Kedma, o relacionamento entre os quatro é ótimo, especialmente de Antônio com o gatinho Bart. Com Ana, o relacionamento é mais difícil: ambos têm ciúmes da tutora, Kedma.

O que Antônio tem de fofura, ele tem de sapeca e inteligente.

– Ele faz cada arte que a gente fica até surpreso – diz. A família busca estimular o animalzinho e mantê-lo ativo.

Kedma montou uma mesa de atividades para Antônio, com cadeados, trancas, bolinhas. Ela explica que o macaco-prego também aprende coisas muito facilmente, por repetição: se vê alguém abrindo e fechando um zíper, por exemplo, ele logo já sabe imitar.

 

Informações ND+

 

Deixe seu comentário