Religião

Lance Notícias | 08/05/2021 13:42

08/05/2021 13:42

385671 visualizações

Mãe de Santo mais velha do Brasil recebe homenagem em Xanxerê

Nessa sexta-feira (07), o terreiro de Umbanda Caboclo Ubirajara de Xanxerê realizou uma homenagem e agradecimento para a Umbanda. As pessoas homenageadas foram pessoas mais antigas que iniciaram a prática da religião na região Oeste e também no Estado. – A umbanda é uma religião de matriz Africana e Infelizmente não muito conhecida pelas pessoas […]

Mãe de Santo mais velha do Brasil recebe homenagem em Xanxerê

Nessa sexta-feira (07), o terreiro de Umbanda Caboclo Ubirajara de Xanxerê realizou uma homenagem e agradecimento para a Umbanda.

As pessoas homenageadas foram pessoas mais antigas que iniciaram a prática da religião na região Oeste e também no Estado.

– A umbanda é uma religião de matriz Africana e Infelizmente não muito conhecida pelas pessoas que confundem bastante. Sofremos ainda muito preconceito, mas com certeza isso mudará.  Temos muito orgulho de nossas raízes, muito respeito por todas as pessoas que traçaram seus caminhos, que tiveram coragem de seguir em frente por amor e pela Fé – comentam os membros do Terreiro.

A homenagem é para mostrar o quanto essas pessoas foram importantes na religião e para engrandecer o respeito e admiração pelo trabalho delas.

Sobre os homenageados:

Dona Luiza de Iemanjá é a mãe de Santo mais velha do Brasil, hoje ela tem 107 anos, filha e neta de escravos. Ainda pratica a caridade em sua Tenda de Umbanda Vovó Caxambi. Ela veio de Balneário para receber a homenagem.

– Nós ficamos maravilhados com sua simplicidade e Força – comentam.

Foram homenageados também Dona Maria de Abelardo Luz, hoje com 94 anos, tem um terreiro de Umbanda há 55 anos.

Dona Joelma que recebeu a homenagem em nome Gilmar Tuzzi (in memorian) um dos pioneiros no município assim como Dona Horizontina, conhecida como Dona Zonta, sua filha recebeu a homenagem em seu nome. Dona Zonta foi a primeira mãe de santo em Xanxerê.

– Foram convidadas outras pessoas de nosso município para este momento, infelizmente não puderam participar, porém fica aqui a nossa homenagem e agradecimento a todos vocês que ainda praticam a Fé e a Caridade acima de tudo! A vocês todo nosso respeito e admiração – finaliza.

Deixe seu comentário