Gastronomia

Lance Notícias | 14/06/2022 13:27

14/06/2022 13:27

67708 visualizações

Dona Prosa: conheça a culinária mineira que causa memórias afetivas

O Lance Notícias vem acompanhando a história de Dona Prosa, uma mineira dedicada a culinária, segundo ela as comidas trazem várias memórias afetivas. Viviane Dornelas mais conhecida como Dona Prosa morava em Minas Gerais e veio para Xanxerê no final de 2018, e trouxe consigo várias receitas de família. O nome Dona Prosa surgiu por […]

Dona Prosa: conheça a culinária mineira que causa memórias afetivas

O Lance Notícias vem acompanhando a história de Dona Prosa, uma mineira dedicada a culinária, segundo ela as comidas trazem várias memórias afetivas.

Viviane Dornelas mais conhecida como Dona Prosa morava em Minas Gerais e veio para Xanxerê no final de 2018, e trouxe consigo várias receitas de família. O nome Dona Prosa surgiu por conta da mesma ser uma mulher super simpática e de grande lábia.

Tudo começou quando ela fazia quibes recheados, pois sua irmã já empreendia em Xanxerê com o nome de Delicias da Lia. Quando a irmã voltou para Minas Gerais começou a ajudar Dona Prosa com as receitas que possuía.

Com isso em mente, Dona Prosa iniciou oficialmente no ano de 2021 e agora com várias receitas, sendo:

  • Marmitas saudáveis;
  • Escondidinho de carne seca, (a carne seca é feita pela Dona Prosa);
  • Os pães de queijo são (Tradicional, Recheados: Goiabada, Carne seca, Azeitona, Calabresa;
  • Caldos típico mineiro;
  • Bolos (sabores variados, mas o que se destaca é o de mandioca sem farinha;
  • Várias receitas com biomassa de banana verde com uma linha saborosa e saudável.

Desta maneira, ela conta que desde pequena gostava de cozinhar, enquanto suas amigas pediam bonecas, ela queria panelinhas, pois sua infância sempre foi no meio da cozinha. Todo final de semana ela estava com a avó, ela afirma que a avó era cozinheira de mão cheia.

Hoje Dona Prosa faz gastronomia e deve se formar em 2023, com alguns sonhos e metas

— Meu sonho é ter um espaço aconchegante, um espaço pequeno, pessoas conversando e provando as receitas. Um lugar que pareça casa de mãe mesmo — fala.

Questionada sobre seus sentimentos, ela diz ter grande afeto pela cozinha que é uma troca de amor.

— É muito amor, quando eu cozinho eu sinto minha avó comigo, lembro da minha infância. Minha avó falava: Vivinha quando você não estiver bem não vá fazer comida, pois você vai mandar pra dentro da pessoa tudo que sente! — relata com lagrimas nos olhos.

Nesse sentido, conta que já trabalhou em diversas coisas, mas afirma que na cozinha a completa, sendo onde ela se sente bem e mais do que isso onde ela deve estar.

— Fico muito feliz de cozinhar para as pessoas e ver o sorriso em seus rostos, ver que a pessoa está gostando, isso me deixa bem, é gratificante! — diz.

Vale ressaltar, a frase comidas com gostinho de mãe, ela diz que já ouviu muito das pessoas falando sobre memorias afetivas ao provar sua comida.

— Meu sonho é ter um espaço aconchegante, um espaço pequeno, pessoas conversando e provando as receitas. Um lugar que pareça casa de mãe mesmo, que tenha aquele aconchego — conta.

Portanto, reitera que depois de formada pretende ficar em Xanxerê.

— Todo lugar tem qualidades e defeitos, mas eu adoro morar aqui, tirando a parte do frio é claro (risos), tenho muitas amizades, muito apoio, Xanxerê me acolheu muito bem— afirma.

Vale salientar que a Vivi agradece todo o apoio que recebeu e ainda recebe das amigas, dos clientes, ela diz ser muito grata as pessoas.

Leia a primeira matéria feita com a Dona Prosa: “Mineira faz sucesso com suas receitas em Xanxerê

Confira seu Instagram: @dona_prosa

Deixe seu comentário