Justiça

Lance Notícias | 15/09/2023 10:43

15/09/2023 10:43

41220 visualizações

Entrevista: pessoas com autismo têm Direito a vaga de estacionamento rotativo em Xanxerê

As pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem direito a vagas de estacionamento reservadas por várias razões: Acessibilidade: Muitas pessoas com TEA podem enfrentar desafios significativos de comunicação, mobilidade e coordenação motora. Ter uma vaga de estacionamento reservada próxima a edifícios públicos, escolas ou outros locais frequentemente visitados pode facilitar o acesso a […]

Entrevista: pessoas com autismo têm Direito a vaga de estacionamento rotativo em Xanxerê

As pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem direito a vagas de estacionamento reservadas por várias razões:

  • Acessibilidade: Muitas pessoas com TEA podem enfrentar desafios significativos de comunicação, mobilidade e coordenação motora. Ter uma vaga de estacionamento reservada próxima a edifícios públicos, escolas ou outros locais frequentemente visitados pode facilitar o acesso a serviços e recursos essenciais.
  • Segurança: Pessoas com TEA podem ter dificuldades em compreender e reagir ao ambiente de forma previsível, o que pode tornar o tráfego e as áreas de estacionamento movimentadas potencialmente perigosas para elas. Vagas de estacionamento reservadas muitas vezes são localizadas em áreas mais seguras e menos congestionadas, ajudando a minimizar o risco de acidentes.
  • Necessidades específicas: Algumas pessoas com TEA podem ter necessidades específicas relacionadas à sua saúde ou comportamento que exigem acesso rápido a serviços médicos ou terapêuticos. Ter uma vaga de estacionamento reservada pode ser crucial nessas situações.
  • Redução do estresse: Para muitas pessoas com TEA, situações sociais e ambientais podem ser fontes significativas de estresse e ansiedade. Ter acesso a vagas de estacionamento reservadas pode ajudar a reduzir o estresse relacionado a encontrar estacionamento, permitindo que eles se concentrem nas atividades que estão planejando realizar.

As regras e regulamentos específicos podem variar de acordo com a legislação local e nacional. Para esclarecer como funciona na cidade de Xanxerê, entrevistamos a Clarice Beatriz Serena – diretora do DEMUT que explica como fazer a credencial que dá direito a vaga, como localizar as vagas para autistas, dentre outras informações.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

 

 

 

 

Deixe seu comentário