Comunidade

Lance Notícias | 11/09/2023 15:00

11/09/2023 15:00

42681 visualizações

Relembrando o projeto “Estudante Vereador” de Xanxerê

Uma profissão democrática qual atua com a produção das leis de abrangência municipal e fiscaliza ações da administração municipal, garantindo o direito dos cidadãos, o Vereador trabalha em conjunto pela sociedade. Em 2007, a Câmara de Vereadores de Xanxerê desenvolveu o projeto “Estudante Vereador” qual foi implantado objetivando a participação da comunidade de todas as […]

Relembrando o projeto “Estudante Vereador” de Xanxerê (Foto: registro Grupo LN - quadro exposto na Câmara de Vereadores)

Uma profissão democrática qual atua com a produção das leis de abrangência municipal e fiscaliza ações da administração municipal, garantindo o direito dos cidadãos, o Vereador trabalha em conjunto pela sociedade.

Em 2007, a Câmara de Vereadores de Xanxerê desenvolveu o projeto “Estudante Vereador” qual foi implantado objetivando a participação da comunidade de todas as faixas etárias e somando conhecimento para crianças e adolescente sobre o assunto.

Na época, a Câmara com a Presidência de João Carlos Fiorentin, somou nove participações de alunos de toda cadeia escolar.

Com uma eleição geral de diversas escolas participativas, o Grupo Lance Notícias, em busca de resgatar tal história, conversa com Bruna Zamarchi, que no ano ficou com o cargo de 2ª Secretaria e representou a E.E.B. Nossa Senhora Aparecida:

— Fui eleita pela Escola do Aparecida, concorri com outros cinco candidatos na época, onde tínhamos que apresentar um projeto as demais turmas para convencê-los a serem eleitos. Lembro que não tínhamos ginásio, era apenas uma quadra de esportes, e como sempre fui muito ligada ao esporte e conquistava troféus para a escola, meu projeto foi uma quadra coberta para que tivéssemos educação física até em dias de chuva. Já na Câmara, os nove Estudantes Vereadores participavam de todas as sessões, durante um mês. Tínhamos que frequentar, no período da tarde, para acompanhar o dia a dia dos profissionais — relembra.

No ato, cada Estudante Vereador era conduzido por um membro oficial da Câmara, qual, Bruna era apadrinhada pelo então Vereador Bruno Linhares Bortoluzzi.

Projeto pensado para atuar na sociedade, Bruna destaca:

— Em cada sessão tínhamos o direito a palavra na tribuna, nesse caso sendo uma experiência incrível para desenvolvimento da oratória. Assim, meu projeto ‘tão sonhado’ saiu do papel, e hoje a Escola do Bairro Aparecida tem uma ótima estrutura e um ginásio para os alunos se desenvolverem e praticarem esportes — destaca

Finalizando, Bruna que hoje é bacharel em Direito e acadêmica de Educação Física, retoma o assunto e dá ênfase:

— Esporte salva vidas e forma pessoas — finaliza.

Deixe seu comentário