Assessoria

Lance Notícias | 04/07/2020 16:15

04/07/2020 16:15

53836 visualizações

Secretaria de Saúde de Xanxerê orienta população sobre métodos de testagem para Covid-19

Diante das inúmeras dúvidas e questionamentos que muitas pessoas fazem a respeito dos testes para identificar o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê esclarece sobre os diferentes métodos de laboratório utilizados para identificar a Covid-19. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Francis Mara Zago Pegoraro, o diagnóstico laboratorial […]

Secretaria de Saúde de Xanxerê orienta população sobre métodos de testagem para Covid-19 Foto: divulgação

Diante das inúmeras dúvidas e questionamentos que muitas pessoas fazem a respeito dos testes para identificar o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê esclarece sobre os diferentes métodos de laboratório utilizados para identificar a Covid-19.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Francis Mara Zago Pegoraro, o diagnóstico laboratorial considerado Padrão Ouro para identificação do novo coronavírus é o RT-PCR em tempo real.

É um exame realizado entre o 1º e 7º dia do início dos sintomas, preferencialmente coletado entre o 3º e 5º dia, na qual identifica a presença do vírus no organismo.

Após este período de sete dias, são realizados os testes rápidos, também chamados de sorológicos, os quais identificam os anticorpos produzidos pelo corpo humano, sendo os principais – IGM/IGG.

Francis Mara salienta que estes testes precisam ser realizados de forma geral, a partir do 8º dia do início dos sintomas, preferencialmente após o 10º dia dos sintomas.

– A sensibilidade dos testes rápidos, quando realizados a partir do 15º dia dos sintomas é de 91,4%. Quando são realizados antes deste período, a chance de falsos negativos é alta. Ou seja, você pode estar com a doença, mas realizou o teste rápido muito precocemente quando ainda não surgiram os anticorpos – disse.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica reforça que o método de RT –PCR deve ser realizado no período preconizado para identificação do vírus, pois se for realizado após o 8º dia pode dar um resultado falso negativo.

– Isso quer dizer que pode existir a doença, mas o método de testagem não foi a escolha correta de acordo com o período da doença – explicou.

A secretária de Saúde, Irene Goralski, destaca que Xanxerê disponibilizou desde o início da pandemia, no mês de março, o teleatendimento através do telefone 0800 534 1635 para que a população ligue e tire suas dúvidas com a equipe que está prontamente a disposição.

– Além disso, dispomos do Centro de Triagem do Coronavírus, com atendimento 24 horas por dia, para que quem apresente sintomas respiratórios possa receber atendimento médico e ser acompanhado pela sala de situação do coronavírus – comentou.

Francis Mara enfatiza que o isolamento do paciente suspeito ou contaminado e seus contactantes domiciliares é extremamente necessário e importante para o município possa diminuir a taxa de transmissão.

– Por isso, colabore conosco, faça sua parte para juntos venceremos esta batalha – concluiu.

Deixe seu comentário