Informativo publicitário

Lance Notícias | 27/08/2021 10:22

27/08/2021 10:22

89338 visualizações

Câncer de Mama: Diagnóstico precoce e o rastreamento

A detecção precoce se baseia em dois pilares, que são: diagnóstico precoce e o rastreamento   Diagnóstico Precoce Diagnóstico precoce é a abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença, que contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer (WHO, 2007). São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de […]

Câncer de Mama: Diagnóstico precoce e o rastreamento

A detecção precoce se baseia em dois pilares, que são: diagnóstico precoce e o rastreamento

 

Diagnóstico Precoce

Diagnóstico precoce é a abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença, que contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer (WHO, 2007).

São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica:

  • Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Descarga papilar sanguinolenta unilateral.
  • Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
  • Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
  • Presença de linfadenopatia axilar.
  • Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
  • Retração na pele da mama.
  • Mudança no formato do mamilo.

 

A orientação é que a mulher observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame ou de seguir uma periodicidade regular e fixa, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas.

É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico, em qualquer idade, sempre que perceber alguma alteração suspeita em suas mamas.

O sistema de saúde precisa adequar-se para acolher, informar e realizar os exames diagnósticos em tempo oportuno.

A estratégia do diagnóstico precoce é especialmente importante em contextos de apresentação avançada do câncer de mama.

 

 

Rastreamento

Rastreamento é a aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, tem como objetivo identificar alterações sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados anormais para investigação diagnóstica.

O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia que deve ser dirigida às mulheres na faixa etária e periodicidade em que há evidência conclusiva sobre redução da mortalidade por câncer de mama e na qual o balanço entre benefícios e danos à saúde dessa prática é mais favorável.

Os potenciais benefícios do rastreamento anual com mamografia em mulheres a partir de 40 anos é o recomendado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pelo Colégio Norte Americano de Radiologia (ACR).

Os riscos ou malefícios incluem os resultados falso-positivos, que geram ansiedade e excesso de exames; os resultados falso-negativos, que resultam em falsa tranquilidade para a mulher; o sobrediagnóstico e o sobretratamento, relacionados à identificação de tumores de comportamento indolente (diagnosticados e tratados sem que representem uma ameaça à vida).

Em países que implantaram programas efetivos de rastreamento, com cobertura da população-alvo, qualidade dos exames e, sobretudo, tratamento adequado e oportuno, a mortalidade por câncer de mama vem diminuindo. O impacto do rastreamento na mortalidade por essa neoplasia justifica sua adoção como política de saúde pública, tal como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (Iarc, 2016).

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.

Aproximadamente 5% dos casos de câncer de mama ocorrem em mulheres com alto risco para desenvolvimento dessa neoplasia. Ainda não existem ensaios clínicos que tenham identificado estratégias de rastreamento diferenciadas e eficazes para redução de mortalidade nesse subgrupo. Portanto, recomenda-se acompanhamento clínico individualizado para essas mulheres.

Alto risco de câncer de mama relaciona-se à forte predisposição hereditária decorrente de mutações genéticas. As mais comumente associadas são as dos genes BRCA 1 e 2 (síndrome de câncer de mama e ovário hereditários), que representam de 30 a 50% dos casos.

O êxito das ações de rastreamento depende dos seguintes pilares:

  • Informar e mobilizar a população e a sociedade civil organizada.
  • Alcançar a meta de cobertura da população-alvo.
  • Garantir acesso a diagnóstico e tratamento oportuno.
  • Garantir a qualidade das ações.
  • Monitorar e gerenciar continuamente as ações.

A clínica Via Imagem realiza todo o ciclo de exames para o cuidado da saúde das mamas, incluídos os exames de mamografia, ecografia mamária e ressonância magnética mamária, com profissionais certificados pelo Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia em equipamentos de última geração, compatíveis com os encontrados nos melhores centros do Brasil. Caso você tenha alguma dúvida, agende um exame conosco, que um de nossos médicos radiologistas irá lhe orientar.

A clínica tem seu horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 7h15min às 12h e das 13h15min às 18h30min. Agendamentos podem ser realizados por meio do telefone (49) 3433-6666 ou por seus números no WhatsApp:(49) 9 8400-1922 / (49) 9 8412-1387 / (49) 9 8412-1399.

Deixe seu comentário