Cultura

Daiane Hein | 26/02/2024 10:05

26/02/2024 10:05

7858 visualizações

ExpoFemi: exibição de documentário resgata história do Cinema em Xanxerê

O documentário apresenta entrevistas com figuras-chave da comunidade   No Auditório da ExpoFemi, um evento especial, reproduzido neste domingo, dia 25, marcou o resgate de uma parte significativa da história de Xanxerê. A exibição de um documentário idealizado e produzido pelo diretor de fotografia e produtor audiovisual, Vinicius Leonan Paim, trouxe à tona trajetória que […]

O documentário apresenta entrevistas com figuras-chave da comunidade

 

No Auditório da ExpoFemi, um evento especial, reproduzido neste domingo, dia 25, marcou o resgate de uma parte significativa da história de Xanxerê. A exibição de um documentário idealizado e produzido pelo diretor de fotografia e produtor audiovisual, Vinicius Leonan Paim, trouxe à tona trajetória que envolve a emancipação da cidade e a história do cinema Cine Luz.

A inspiração para este projeto surgiu de uma conversa entre amigos, incluindo Vinicius, que desde 2010 trabalhava com produção cultural. Observando o potencial da antiga estrutura do Cine Luz, localizado na Rua Coronel Passos Maia, decidiram ressignificar sua importância histórica e cultural para Xanxerê e toda a região da AMAI.

Conforme Vinicius, após a enchente em 1983, o cinema foi perdido, deixando um vazio na vida cultural da cidade.

“O documentário, com duração de uma hora, apresenta entrevistas com figuras-chave da comunidade, incluindo famílias que estiveram envolvidas desde a construção inicial do cinema. Por meio desses relatos, o filme narra desde os primórdios da emancipação da cidade, passando pela construção e funcionamento do cinema, até o momento trágico em que foi levado pelas águas”, ressaltou.

Com sensibilidade e detalhes, o documentário mergulha na memória coletiva da cidade, resgatando não apenas o cinema, mas uma parte fundamental da identidade cultural de Xanxerê.

“Vimos que tinha um potencial para desbravar essa história e ressignificar esse tempo de cultura, que foi muito importante para Xanxerê e para toda a região da Amai. Essa foi uma fase complicada para a cidade, em que a cultura deu uma brecha, com isso, tivemos a ideia de uma forma ou outra trazer a possibilidade de se ter um cinema aqui, algo que possa despertar essa vontade de a comunidade ver essas exibições locais, incentivando assim o audiovisual”, concluiu.

Deixe seu comentário