Cultura

Lance Notícias | 25/09/2022 09:25

25/09/2022 09:25

61598 visualizações

Lance no Campo: produtor de Faxinal dos Guedes aposta na produção de canola

Já ouviu falar em canola? Do grão é extraído o óleo usado para o consumo humano e no interior de Faxinal dos Guedes, essa é uma aposta de um produtor rural. Esse é o Lance No Campo que você acompanha a partir de agora: Nesta época do ano, a plantação de canola parece um jardim […]

Lance no Campo: produtor de Faxinal dos Guedes aposta na produção de canola

Já ouviu falar em canola? Do grão é extraído o óleo usado para o consumo humano e no interior de Faxinal dos Guedes, essa é uma aposta de um produtor rural. Esse é o Lance No Campo que você acompanha a partir de agora:

Nesta época do ano, a plantação de canola parece um jardim à beira da estrada. O amarelo, que toma conta do cenário, indica que os grãos estão quase alcançando a fase da colheita – o que ocorre em setembro.
Em Faxinal dos Guedes, um produtor fez essa aposta. Aqui está localizada uma das únicas propriedades do Estado de Santa Catarina que se dedica a cultura. O plantio, de cerca de 12 hectares, está no segundo ano. A atração são os baixos custos de produção e o mercado garantido.
Além de ser uma alternativa econômica, o cultivo do grão ainda diminui a ocorrência de doenças e pragas em outras plantações de inverno. A produção pode variar de 1.400 a 2.400 kg por hectare ou mais. Tudo depende dos níveis empregados com adubação especial, manejo adequado e clima.
Para a plantação, Victor estudou vários artigos científicos sobre a canola por meio de materiais disponíveis na Embrapa. O produtor também faz parte da Associação Brasileira de Produtores da Canola, composta por produtores e mestres na pesquisa do cultivo no Brasil.
O grão produzido em Faxinal dos Guedes será entregue no município de Condói, no Paraná e é utilizado na produção de farelo para ração e óleo de cozinha. Destaca-se que a canola estimula outra cadeia produtiva, a apicultora. Isso porque o inverno é uma época do ano em que a produção de mel diminui, pela falta de floração. Com os campos cheios de canola, apicultores e produtores rurais se beneficiam.

Deixe seu comentário