Cultura

Maik Nascimento | 11/08/2023 10:36

11/08/2023 10:36

128611 visualizações

O Brilho da Cultura nos Palcos: A Jornada de Fabíula Bona Passini, xanxerense, diretora de um dos maiores festivais de teatro do Brasil

A arte do teatro é uma poderosa forma de expressão que transcende o simples entretenimento, proporcionando aos indivíduos a oportunidade de explorar suas emoções, desenvolver habilidades interpessoais e ampliar sua compreensão do mundo ao redor. Nesse contexto, a figura do diretor(a) de teatro desempenha um papel fundamental, promovendo não apenas o desenvolvimento de técnicas artísticas, […]

O Brilho da Cultura nos Palcos: A Jornada de Fabíula Bona Passini, xanxerense, diretora de um dos maiores festivais de teatro do Brasil

A arte do teatro é uma poderosa forma de expressão que transcende o simples entretenimento, proporcionando aos indivíduos a oportunidade de explorar suas emoções, desenvolver habilidades interpessoais e ampliar sua compreensão do mundo ao redor. Nesse contexto, a figura do diretor(a) de teatro desempenha um papel fundamental, promovendo não apenas o desenvolvimento de técnicas artísticas, mas também contribuindo para o crescimento pessoal e social dos artistas.

Fabíula Bona Passini, xanxerense, que desde muito cedo transpira a paixão pela arte, representa nossa comunidade como diretora de um dos maiores festivais de teatro do Brasil, o Festival de Curitiba. Em entrevista, ela nos conta um pouco de sua história de perseverança e conquistas.

— Iniciei o teatro quando tinha 11 anos em Xanxerê no Grupo Excelsior. Participar do grupo foi transformador da minha vida. Com meus professores Lecy da Silva e Elírio Galelli, descobri a paixão pelas artes cênicas e hoje devo muito da profissional que me tornei por conta desses dois mestres. Me formei em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e iniciei meu trabalho no Festival de Teatro de Curitiba em 2009. Na faculdade, fui descobrindo a produção teatral e aos poucos fui deixando de atuar e me tornado produtora cultural — conta.

Mas como todo grande sonho começa pelas pequenas coisas, Fabíula relata sobre as dificuldades e processo enfrentados até a realização do sonho: ser diretora de um grande festival de teatro nacional.

— Meu trabalho com o festival começou como apoio de bilheteria. Ficava nas filas da bilheteria dando dicas e tirando dúvidas de quem ia comprar o ingresso para o Festival. Depois abriu uma vaga de recepcionista na Parnaxx (que é a empresa proprietária do Festival), e eu entrei. Passaram alguns meses e eu comecei a produzir os projetos da empresa. Depois disso passei a coordenação de produção e desde 2019 faço a direção geral do Festival junto com o Leandro Knopfholz.

Em conclusão, a diretora do Festival de Teatro de Curitiba é a mente visionária por trás da celebração da arte cênica na cidade. Sua jornada envolve não apenas a seleção de peças, mas também o compromisso com a diversidade, a criatividade e a acessibilidade cultural. Seu papel vai muito além dos palcos, atingindo o coração da comunidade e inspirando um profundo apreço pela cultura teatral.

Parabéns Fabíula, certamente tens representado Xanxerê em todas as partes do Brasil, e do mundo.

Conheça o currículo de Fabíula Bona Passini:

Gestora Cultural

Diretora Festival de Curitiba

De Xanxerê, Santa Catarina, reside em Curitiba desde 2006.

Formação acadêmica: Graduada em Licenciatura em Teatro pela UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná (2010); Pós-graduanda em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Senac-SP (início em 2020)

Experiência Profissional: Atualmente é Gestora de Projetos da produtora Parnaxx Ltda e Diretora da 29ª, 30ª e 31ª edições do Festival de Teatro de Curitiba.

Coordenadora de Produção do Festival de Teatro de Curitiba (2014 – 2019); Produção Executiva da Parnaxx (2010 – até hoje); Coordenadora de Projetos do Festival de Teatro de Curitiba (2011 – 2013); supervisora de atendimento na Bilheteria do Festival de Curitiba (2009-2010); Produtora no Festival Internacional de Palhaços: “8° encontro dos Anjos Do Picadeiro, edição Florianópolis” (2009); Diretora da Mostra Imarginal (2006,2008 e 2009); Vice-Presidente da Casa da Cultura de Xanxerê-SC (2005).

Participação como aluna em cursos nos últimos anos: “Gestão Organizacional: estratégias para Cultural – Itaú Cultural”, “Curso de Gestão de Equipes de Alta Performance em Curitiba”, pela Aldeia; “Ciclo de Debates em Gestão Cultural”, pelo SESC-SP; “Roda Criativa – Da Ideia à Realização”, pela Fomenta Consultoria; “Maratona ØCLB: O futuro das experiências”, pela ØCLB; “Oficinas de Produção: Planejar Arte em Tempos de Guerra”, pela Agência Sarau com Andrea Alves; “1º Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais – ‘Gestão de Espaços’, com Chico Pelúcio, ‘Habilidades e Competências’, com Maria Helena Cunha, ‘Organização e Trabalho Coletivo’, com Romulo Avelar; “Curso Lei Rouanet”, pela plataforma Cultura e Mercado; “Lei Rouanet – Da Apresentação de Projetos à Prestação de Contas”, pelo Senac Aclimação – SP; “Dramaturgias do hoje e do amanhã”, com Marcio Abreu pela Companhia Brasileira.

Últimas participações como convidada: “Mercado das Artes de Goiânia”, pelo Teatro Ritual; “Intercena – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas”, organizado por Marcelo Bones e Alexandre Vargas e UFRS, em Porto Alegre; “Feira Internacional de Teatro Infantil do Paraná”, pelo Festin; “Palestra Experiências Na Gestão e Produção Cultural: Caso Festival de Curitiba” para os/as estudantes do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas”, em Manaus.

Atividades exercidas como produtora da Parnaxx:

//2020 – 2023 – Diretora Do Festival de Teatro de Curitiba – 29ª, 30ª e 31ª edições

//2019 – Coordenação de produção do “Programa Guritiba 2019” (de março a dezembro); Coordenação de Geral do projeto “Gastronomix” em Curitiba PR, Florianópolis-SC e Rio de Janeiro –RJ; Coordenação Geral do projeto “Risorama” em Curitiba PR, Londrina – PR, Santa Bárbara do Oeste – SP, Chapecó –SC, Joinville-SC, Campinas, SP.

//2018 – “Br Trans”, direção de Jezebel De Carli com Silveiro Pereira, na Caixa Cultural Curitiba (produção local); “Bossa Nova – O Musical”, direção de Sergio Módena (produção local); Coordenação Geral do “Programa Guritiba 2018” (de março a dezembro); Coordenação Geral do “HahaNaguá 2018” em Paranaguá – PR; Coordenação Geral do projeto “Mish Mash 2018”; Coordenação Geral do projeto “Risorama” em Curitiba PR, Londrina – PR, Santa Bárbara do Oeste – SP e Chapecó –SC; “Romeu e Julieta, ao Som de Marisa Monte”, direção de Guilherme Leme Garcia (produção local); Coordenação Geral do “Gastronomix”, em Curitiba-PR e Rio de Janeiro – Rj; Coordenação Geral do “Natal em Paranaguá 2018”, em Paranaguá – PR.

//2017 – Coordenação Geral do “Olhar Atento”, na Caixa Cultural Rio de Janeiro –RJ; Coordenação Geral do “Gastronomix”, em Curitiba-PR, Florianópolis-SC e Foz Iguaçu-PR; “Cão Sem Plumas” da Cia de Dança Deborah Colker (produção local); Coordenação Geral do “Hahanaguá 2017”, em Paranaguá – PR; “Hamlet” da Cia Armazém (produção local); Coordenação Geral do “Caiçarinhas”, em Paranaguá –PR; Coordenação Geral do “Natal em Paranaguá 2017”, em Paranaguá –PR.

//2016 – “Dopo Ganger”, Direção de Domingos Oliveira (produção local); “Gonzagão – espetáculo na praça”, direção de João Falcão (produção local); Estreia do espetáculo “VeRo” da Cia de Dança Deborah Colker (produção local); Coordenação Geral “Na Rua Londrina”, em Londrina-PR; Coordenação Geral do “Na Rua Maringá”, em Maringa-PR; “Os Realistas”, direção de Guilherme Weber e Deborah Bloch (produção local).

//2015 – Espetáculo “Palavra de Ator”, Com Maurice Durozier – do Théâtre Du Soleil (produção local); Musical “Chacrinha”, direção de Andrucha Waddington (produção local); “Orquestra Sinfônica de Jerusalém” no Teatro Positivo (produção local); “Odisseia no Espaço” da Cia The Paper Cinema na Caixa Cultural Curitiba (produção local).

//2014 – “A Primeira Vista”, direção de Enrique Días (produção local); Espetáculo “Belle” da Cia Deborah Colker no Guairão (produção local); “Elis, A Musical”, direção de Dennis Carvalho (produção local).

//2013 – Gestão e programação artística do Teatro Santa Maria – Marista, em Curitiba; “Hamlet” Direção de Ron Daniels (produção local); Realização do Show Maria Rita no Teatro Positivo; “Arte”, direção de Emílio de Mello (produção local)

Clique nos links: https://festivaldecuritiba.com.br/historia/

Deixe seu comentário